terça-feira, 18 de setembro de 2007

Icky Thump, Peso clássico


A banda de rock ‘The White Stripes’ lançou no final do mês de junho o seu sexto álbum, ‘Icky Thump’, uma das melhores obras da dupla de Detroit (EUA), formada por Jack e Meg White.
Jack e Meg White na capa de seu novo álbum.
O duo de rock lançou seu primeiro álbum em 1999. Nesses oito anos de carreira, a banda já alcançou marcas invejáveis, se tornando referência do rock de garagem e do estilo minimalista, característico pela batida repetitiva e hipnótica. Com o CD ‘Elephant’, a banda ganhou dois prêmios no ‘Grammy’: melhor álbum de rock alternativo e melhor canção de rock do ano, com ‘Seven Nation Army’.
Porém, o que mais chama atenção nessa banda e o que a diferencia das demais é misturar sons tradicionais, como blues, folk e puro rock & roll, com batidas eletrônicas. Jack White se lançou ano passado com um projeto solo, a banda ‘The Raconteurs’, trabalho paralelo ao ‘The White Stripes’. Logo se ouviu rumores de que a banda havia acabado. Esses boatos caíram por terra quando, no final do mês de junho, a dupla lançou ‘Icky Thump’, talvez o melhor álbum da banda. Maduro e consistente, mantendo a pegada experimental, só que de forma mais acentuada.
Antes do lançamento do CD com todas as músicas, o ‘The White Stripes’ lançou dois discos de vinil, com um ‘single’ da banda cada. O disco que leva a música ‘Icky Thump’ já é o vinil de um único ‘single’ mais vendido do Reino Unido, com dez mil cópias comercializadas em apenas dois dias. Esses vinis têm duas cores: o ‘Icky Thump’ é branco e o ‘Rag and Bone’ é vermelho, cores características da dupla.
Além dessas duas músicas, o CD conta com mais 11 canções. Ouvindo as 13 faixas, se pode captar a essência da banda. Em ‘300mph Torrential Outpoor Blues’ e ‘Catch Hell Blues’, o blues flui com uma viola ao estilo Robert Johnson. Já em ‘Prickly Thorn But Sweetly Warn’, a gaita de fole do folk substitui a guitarra furiosa de Jack White. A fusão entre o folk e rock & roll em doses minimalistas se dá na próxima faixa do álbum, ‘St Andrew This Battle Is In The Ai’r. ‘Little Cream Soda’ é a canção que muda totalmente o estilo da banda e quebra a linearidade. Passa dos sons tradicionais para uma pegada quase ‘heavy metal’ com batidas eletrônicas.
Assim como no segundo álbum da banda, o ‘De Stijl’, de 2000, quando homenagearam um movimento filosófico holandês, o ‘Icky Thump’ também tem uma temática definida. Ele fala da imigração anglo-saxônica para terras americanas. ‘Icky Thump’ é um álbum genial de uma banda genial. Para quem gosta do bom rock & roll de raiz no século XXI, que fuja da linearidade e da classificação de estilos, esta é uma boa opção.

P.S.: Já escrevi um texto sobre o Icky thump em outra postagem, mas mesmo assim, ai vai um texto mais detalhado que escrevi para uma disciplina da faculdade.

Nenhum comentário: