terça-feira, 23 de setembro de 2008

Blogs: Onde pesquisar!


Com os blogs gratuitos a blogosfera se tornou um espaço aberto a qualquer um que tenha o mínimo de acesso e intimidade com a Internet. Essa grande abertura significa uma quebra de paradigma enorme. Antes da internet, poucos tinham suas vozes vinculadas em uma mídia de alto alcance. Com exceção de seções de cartas dos leitores, o consumidor da informação não tinha espaço algum para vincular suas idéias.

Com o surgimento da internet, isso ficou mais fácil. Entretanto, por muitos anos a internet foi um espaço de emissão reservado a pessoas que dominavam as codificações HTML. Quando o formato blog, como conhecemos hoje, foi disponibilizado gratuitamente por servidores como Blogger e Wordpress, o ultimo paradigma da internet havia sido quebrado. Agora, qualquer um tem um bom espaço para vincular suas idéias e compartilhar conhecimentos.

Por isso, resolvi postar dois livros sobre blog no OOP. Para quem não sabe, meu trabalho de conclusão é sobre blogs. Então, nos últimos meses, tenho ido a caça de autores que tenham uma boa concepção desse fenômeno, que já não é considerado tão novo assim. Vou dar duas dicas: Um livro para você ler e outro para ignorar.

NÃO LEIA:
Blog: Entenda a revolução que vai mudar seu mundo, do blogueiro republicano Hugh Hewitt.

Qualquer argumento que é construído em cima da idéia que existem os bons e os maus, para mim, não é valido. Não entendeu? Bom, Hugh Hewitt é um republicano ferrenho, que acredita que todos os democratas, ou esquerdistas, são fanáticos. Por conseqüência, todos os republicanos, ou direitistas, são pessoas centradas e que entendem de política. Todo o discurso de Hugh é fundado sobre essa premissa. O fanatismo de Hewitt é tão grande que na introdução do livro ele dá um aviso aos leitores que não compartilham da ideologia do autor: Largue este livro e vá rever seu DVD do Michael Moore.

O livro pretende ser uma carta de intimação para quem ainda não tem um blog. Neste ponto, Hugh traz uma perspectiva mais empresarial do fenômeno dos blogs. Ele também apresenta algumas situações onde os blogs pressionaram a grande mídia até que ela tomasse o fato como importante.

Apesar do que foi dito a cima, no meio das divagações panfletárias de Hugh Hewitt pode se encontrar algumas frases sensatas que refletem as inovações e potencialidades trazidas pela blogosfera.

LEIA:
Blogs y Médios: Las claves de una relación de interés mutuo
José Manuel Noguera Vivo, pesquisador espanhol, fez um livro extremamente completo trazendo os aspectos técnicos e sociais da blogosfera. Com uma bibliografia de dar inveja a qualquer pesquisador, ele apresenta vários aspectos da comunicação e interação mediada por blogs. Junto, traz um estudo de mais de 150 blogs de meios de comunicação. José Manuel deixou uma versão de sua obra em domínio publico. Assim, qualquer pessoa pode fazer o download.
Este é um ótimo livro para estudantes de comunicação ou mesmo para aquelas pessoas que querem conhecer o fenômeno ou incrementar seus blogs.

5 comentários:

Ellen Regina disse...

Legal o tema escolhido para o seu trabalho de conclusão! Pelo visto material é que não falta. Inclusive material para criticar, srsrsrs.

Confesso q sinceramente não me interesso pela parte técnica dos blogs. Aliás, sou uma anta, srsrsrs. Nem um reloginho decente nem um contador de usuários online eu consegui colocar no meu blog.

P.S.: muitas pessoas perderam o tempo tentando me ensinar... ahahahahahahahah

Raphael Crespo disse...

Olá, William.
Cheguei no seu blog através do Orkut e achei bem bacana!
Aliás, achei legal, também, saber que está fazendo monografia sobre blogs.
Gostaria de ter a oportunidade de ler, se possível, depois de pronta, pois ando buscando muito referências sobre a "blogsfera" ultimamente.
Estou linkando seu blog no meu, "Senhor, estarei te irritando..." (http://www.estareiteirritando.blogspot.com)

Martinha disse...

legal seu blog. gostei da foto!

rosangela disse...

É blogueiros da virando até metrrial pra pesquisas. srsrs

Vou ler os links que vc deixou com calma depois ..

e volto aqui .. gosdei do seu blog vou add nos favoritos ..

abç..

Quer uma xícara de chá? disse...

Nossa, que trabalho interessante. Espero que consiga se sair bem, ok? Verdade, todos podem ser escutados, diversas opniões e até mesmo obras literarias que nunca poderiam vir a circular se não fosse por esse meio de comunicação, já passei por vários blogs e vi pessoas muito talentosas. Até mais.