sábado, 16 de fevereiro de 2008

(Sem pretenções) Indiana Willian Jones apresenta: Hazmat Modine


Uma das coisas que mais me atrai na internet é conhecer bandas muito boas, que sem a internet, dificilmente teria notícia. Por isso, reservo horas do meu final de semana para fuçar em blogs de download do mundo todo, em busca de jóias da música mundial desfavorecidas pela mídia.

O meu critério de escolha do que vou baixar não é muito científico: geralmente leio a resenha escrita pelo blogueiro, e aí tiro minhas conclusões. Entretanto, 97% desses blogs não têm nenhuma explicação a mais do que nome e número de faixas do álbum que está disponível pra download. Então apelo para a sorte e baixo pelas capas dos álbuns. Surpreendentemente acerto a maioria dessas investidas.

Certo dia olhando o blog português ‘Raizes e antenas’, vi uma capa que me chamou atenção. Trazia uma harmônica (gaita de boca) que tinha várias tubas saindo de si, com a alcunha de Hazmat Modine. Felizmente havia uma resenha muito bem feita, que me trouxe ainda mais curiosidade: “O álbum começa com uma harmónica visceralmente blues a dar o mote para um reggae fumegante que acaba por fazer lembrar, tudo, em conjunto, o «Summertime», mas como se o «Summertime» tivesse nascido numa intersecção onírica qualquer entre Nova Orleães e Kingston”.

Na hora pensei: “hmm, isso deve ser interessante!”. Fui buscar mais informações sobre essa simbiose de ritmos. No site da banda, eles se definem assim: “HAZMAT MODINE é a junção rica de partes da música americana dos séculos 20's e 30's até à década de 50 e início dos 60's, mistura elementos do início Blues, Hokum Jugband, Swing, Klezmer, New Orleans R & B, e jamaicana Rocksteady. A banda é formada por dois gaitistas, tuba, guitarra, percussão e guitarra de aço havaiana. O som da banda reflete influências musicais que vão desde Avant-garde para Rockabilly Jazz e Western Swing ao Médio-Oriente, Africano, e estilos musicais havaianos”.

A confusão na minha cabeça ficou ainda maior! Então pesquisando mais sobre a banda, encontrei o blog do músico Marcello Ferreira, que classificou como uma das melhores coisas que ouviu no ano de 2007. Marcello, como especialista, faz um parecer efusivo sobre a banda: “Reunindo excelentes músicos, muito bom humor, Blues, Reggae, Country, boas “soluções musicais”, Foxtrot, música caribenha, bom gosto e instrumentos exóticos, o Hazmat Modine chegou a este belo resultado. Uma coisa que mais “salta” aos ouvidos é o bem feito jogo de diferentes timbres nas composições, as vozes versáteis; gaitas; madeiras; metais; percussões; madolins e slides de guitarras [além de cigarras e latidos de cachorro!!]”.

Ao ler esse texto, os 93MB de Hazmat Modine já haviam terminado de baixar. Prontamente me pus a ouvir para matar a curiosidade. Depois de duas audições criteriosas, concordei plenamente com as duas resenhas que havia lido. Fiquei estupefato com a banda e não a tirei mais da minha discoteca ambulante.

Bom, para compartilhar esse ótimo álbum, para pessoas que como eu, não tem como comprar o seu alimento musical, deixarei disponível para download no OpiniãOposta.


Download do álbum Bahamut - Hazmat Modine




6 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!
Você já havia me apresentando esse som...e eu curti muito. Legal que tenha registrado aqui no blog.

abraço

Marcus Mikhail
www.bluesmasters.blogspot.com

Joel Haas disse...

Olha, pretendo baixar o álbum porque foi tu quem indicou.
Garimpa cada banda que eu nunca iria conhecer. Não me decepcione!

Mariana disse...

Oi bisavôterano :)

muito obrigada pela tua visita no meu blog, é bom saber que tem gente lendo os meus pensamentos e loucuras quase que diárias! :)
li o post e achei realmente interessante essa tua 'atividade'...gosto muito de música e é tri legal esse tipo de coisa que a internet acaba proporcionando ;)
visitarei mais vezes!
abraço!

Fermina Daza disse...

Legal a sua curiosidade pelo desfavorecidos pela mídia.
Também gosto de pesquisar essas coisas.
Aliás, vc já ouviu falar de Mallu Magalhões, uma menina de 15 anos que tá arrasando em Sampa?
Se tiver curiosidade, ouça o trabalho dela aqui:
http://www.myspace.com/mallumagalhaes

Ta aí a dica.
Espero que goste.

Beijos, Passarei mais vezes

Marcello Ferreira Soares Jr disse...

Muitissimo obrigado pela consideração, fico feliz em ter colaborado [ou atrapalhado...rsr]. Minha idéia com o blog é - dentro de minhas limitações - tentar ajudar as pessoas a escutar melhor tanta música boa que temos por aí. Pois acredito que temos tanta música para escutar que as vezes nem sabemos como ou o que escutar nelas.

Grande Abraço.

Ps: bom textos os seus!

renata disse...

to indo p o blog do ferreira (hj acordei pra baixar musicas) vejamos o que mais eu encontro la. BAHAMUT é um exclente album, os caras sao competentes_p dzer pouco. Ate achei que era banda antiga devido a qualidade, nao vejo nesse estilo atualmente algo tao bom qto, bahamut p vcs.