terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lula: escreva um livro sobre também!

nunca_antes_na_historia_mtasNos últimos anos, o senhor Luís Inácio Lula da Silva deve estar vendo mais livro que o fenômeno Dan Brown. Tudo bem, sei que essa afirmação é um exagero, mas me impressiona a quantidade de livros que utilizam a figura do nosso presidente como personagem principal. Alguns deles, são muito bons e trazem reflexões sérias e embasadas como ‘A mosca azul’, do Frei Betto, que analisa a derrocada para corrupção no governo Lula e do PT.

Entretanto, alguns têm a notória intenção de utilizar a caricata figura do presidente para buscar a atenção da mídia e dos leitores. Enxergo esse oportunismo, por exemplo, na obra de Diogo MainardiLula é a minha anta”, onde o colunista da Veja compila uma série de crônicas sobre o mensalão. Admiro Mainardi pelo empenho em defesa da sua causa, mas não vejo nenhuma profundidade crítica no seu livro.

Em uma linha mais voltada ao humor, Marcelo Tas lançou na última semana o livro “Nunca antes na história desse país”, onde compila as frases mais sui generis do presidente Lula, mostrando suas várias facetas. Em entrevista a revista Trip, Tas afirma que dividiu Lula em dez personagens:
Retalhei ele em várias personalidades: são dez capítulos, dez personagens que ele assume, na minha visão. Um deles é o marqueteiro. O Lula é extremamente marqueteiro dele mesmo. Nessa história, ele diz coisas que faz você entender muito bem que ele não precisa de um Duda Mendonça, ele é o Duda Mendonça.

Tas é o jornalista/humorista da moda (e acho que ele é o melhor mesmo), escrevendo sobre o personagem político/humorista da moda... Pretendo ler este livro, mas confesso que não vou com muitas expectativas além de umas boas risadas.

Aliás: está sendo lançado um filme sobre o Lula, e assim como o último disco do Caetano, levou uma boa grana de incentivo cultural do governo. Veja o trailer abaixo:

Flash Forward: Como viver sabendo o futuro

Estou acompanhando a nova série da rede americana ABC, Flash Forward: Ficção científica com muitas passadas de drama policial. A série é baseada em um fato inusitado, onde todos os seres humanos do mundo desmaiam durante 2 minutos e 17 segundos. Nesse tempo, cada pessoa tem a visão do que irá acontecer no seu futuro, em seis meses.

A trama decorre com núcleo no FBI, que tenta descobrir o que, ou quem, causou o “Flash Forward” (expressão usada para definir o apagão). É muito interessante o conflito que se estabelece com as pessoas comuns, que viram no seu futuro algo que desejam mudar, ou mesmo, tornar real.


A estratégia de convergência da série é interessante também. Para comparar as histórias de pessoas de todo o mundo, e assim, facilitar a investigação, o FBI criou o Mosaic. Trata-se de um site onde as pessoas colocam suas histórias para que se encontre evidências que possam explicar o Flash Forward. O Mosaic existe também na realidade e é aberto para qualquer pessoa que queria simular sua visão do futuro, como se estivesse também sofrido o apagão.

Assim como em Lost, a ABC demonstra como transpor os conteúdos para rede, de forma que exista uma divulgação grande e gratuita por parte dos espectadores.

Confira o promocional da série (que eu recomendo mesmo!!!)